6 on 6 | Natureza na urbe

O meu ritmo segue passos que travessam a cidade a observar pequenos detalhes esquecidos pelos olhares apressados. São as pequenas pausas da lente para o movimento urbano imerso na natureza. Gosto de como o céu reflete as coisas improváveis e de como as árvores penetram o cenário concreto que chegou, por ali, sem pedir licença.

O olhar espia cores, linhas e desenhos que iniciam diálogos silenciosos a transformar o verso em poesia. Gosto de pôr reparo no horizonte e nas miudezas que brotam diante da paisagem.

projeto-fotografico-6-on-6-suzana-martins
Entardecer na Camponeses – Foto: Suzana Martins

Uma das minhas ruas preferidas no bairro-casa. A quietude dos passos, as árvores que mudam de acordo com as estações e o sol a lamber as tardes de inverno em cores exuberantes que rasgam o céu.

projeto-fotografico-6-on-6-suzana-martins-2
Raízes – Foto: Suzana Martins

Enquanto a cidade se movimenta, nessa onda frenética de chegar aos seus destinos, é a praça miúda que desperta a minha atenção. A árvore antiga, a bailar com o vento, traz lembranças de outros lugares. A raiz-tronco espalhada pelo jardim provoca espaços e reinventa caminhos.

projeto-fotografico-6-on-6-suzana-martins-4
Neblinas noturnas – Foto: Suzana Martins

Eu gosto das noites em que a neblina enfeita a cena fotogáfica. Gosto do orvalho a umidecer detalhes e dos reflexos artificiais provocados pelas luzes da cidade. A cerejeira observa os fios que invade a natureza sem medir esforços. Pequenos espaços a preencher o olhar…

projeto-fotografico-6-on-6-suzana-martins-3
Árvores a rasgar o céu – Foto: Suzana Martins

Por mais que o calendário insista em dizer que estamos no inverno, a natureza parece deliciar-se com as notas de outono que ainda reverbera por aqui. Gosto de contemplar as árvores adormecidas que rasgam o céu sem interromper ciclos. As artérias expostas a enfeitar os espaços vazios.

projeto-fotografico-6-on-6-suzana-martins-5
Céu negro – Foto: Suzana Martins

Ao mesmo tempo que as nuvens bordam o céu, lá em baixo, a cidade apressa seus passos. O céu negro, o chão em tons acobreados desfilam suas luzes sintéticas na ânsia de parecer natural. As ruas a refletir detalhes.

projeto-fotografico-6-on-6-suzana-martins-6
Cores em pétalas – Foto: Suzana Martins

À medida que a cidade-casa amanhece a natureza evidencia suas cores e pétalas a despertar olhares. É um reinventar a cada paisagem florescida no olhar.

São Bernardo do Campo é um delírio fotográfico em cada esquina-avenida!

Este post faz parte do Projeto 6 on 6. Contribuíram para este projeto:

Lunna GuedesMariana GouveiaRoseli PedrosoObdúlio Nunes Ortega