A beleza da Costa do Descobrimento está em conservar a sua história e acompanhar as trasformações do mundo. É um contraste entre povos arcaicos, indígenas e contemporâneos. Quem anda pelas ruas e vielas dessas cidades, pode ainda encontrar a areia pelo chão, casas sem grandes muros e proteções, sempre com suas janelas e portas abertas, a mostrar o colorido natural da vila.
costa
(Clique na imagem para ampliá-la)
Quem visita o litoral sul da Bahia, e conhece a Costa do descobrimento, encontra um visual encantador. Praias, baías, enseadas, manguezais e o verde dos coqueiros com a mata atlântica, formam o cenário perfeito para quem busca conhecer uma parte da história do Brasil ou simplesmente quer curtir a vida. Mas não pense que falo apenas de Porto Seguro, existem também outras cidades belíssimas como Santa Cruz de Cabrália, o município de Santo André, Coroa Vermelha, Arraial D’Ajuda, Trancoso… Enfim, é tudo um paraíso!
caraiva_rio_com_mar_ao_fundo
Localizada a cerca de 65km ao sul de Porto Seguro, município a que pertence, podemos encontrar um desses paraísos, que atende pelo nome de Caraíva! Um lugar privilegiado que abriga o encontro de rio e mar. Lugarejo que formou-se à margem direita do rio Caraíva e apresenta um equilíbrio entre água doce e salgada graças àquela incrível harmonia que, dependendo da maré, permite que o conteúdo de um derrame sobre o outro pacificamente, por algumas horas do dia.
caraiva_coqueiros_lindo
Caraíva é um mundo à parte dentro da Bahia, a começar pelo acesso, que é feito em pequenas canoas através do Rio Caraíva (não é permitida a entrada de automóveis). As ruas de areia e as casas coloridas dão um charme todo especial a esse lugar. Além de oferecer inúmeras atrações durante o dia, como caminhadas, passeios de barco , à noite há diversas opções de bares, restaurantes e lugares para dançar.
De resto, são ruas – todas de areia – repletas de pousadinhas, restaurantes, campings, casas e gente buscando alguma paz. Em se tratando de Bahia, uma paz sem pressa. Suas antigas casas rústicas, de taipa ou alvenaria, com baixo “pé-direito”, ainda são encontradas intactas. A energia elétrica chegou há pouco tempo, mas ainda não há iluminação pública nas ruas, o que mantém a magia do vilarejo. As noites são “mágicas”, pois as constelações podem ser observadas sem a interferência da luz artificial. Os luares, especialmente nas noites de lua cheia, são espetáculos indescritíveis.
caraiva_por_do_sol
Bom, agora eu vou atravessar de Balsa para o Arraial d’Ajuda, seguir por estrada asfaltada até o trevo de Trancoso e de lá pegar a estrada de terra, são 32 km até Caraíva. Vou me desligar do mundo e aproveitar que esse final de semana vai ser de lua cheia!! Isso é boom deeeeemais!!! \o/\o/\o/\o/
caraiva
Beijos e Feliz Páscoa!! smile_shades