*** Viva São João ***
O Nordeste inteiro está em festa, todos estão reunidos para comemorar o São João, as famosas festas juninas que envolve toda população nordestina. É quando tiramos o caipira que existe dentro de nós! É tempo de pular fogueira, comer amendoim e milho cozido, milho assado, pé-de-moleque, beber quentão, licor, e várias comidas e bebidas típicas dessa estação.
É o tempo dos arraiás enfeitados, e onde tem muito forró pé-de-serra e a poeira levanta. Momento de corações mais aquecidos. Tempo de conquistas e o tempo de homens arretados e encantadores que convida a dama para dançar agarradinho… O “mês de Junho é todo comemorativo, começando com a festa de Santo Antônio e encerrando com a festa de São Pedro.
Origem da Festa Junina:
Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que esta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal).
Nesta época, havia uma grande influência de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses. Da França veio a dança marcada, característica típica das danças nobres e que, no Brasil, influenciou muito as típicas quadrilhas.
Já a tradição de soltar fogos de artifício veio da China, região de onde teria surgido a manipulação da pólvora para a fabricação de fogos. Da península Ibérica teria vindo a dança de fitas, muito comum em Portugal e na Espanha.
Todos estes elementos culturais foram, com o passar do tempo, misturando-se aos aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país, tomando características particulares em cada uma delas.
Festas Juninas no Nordeste:
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanhar os festejos. Hotéis, comércios e clubes aumentam os lucros e geram empregos nestas cidades. Embora a maioria dos visitantes seja de brasileiros, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.
Comidas típicas Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos. Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, licor, batata doce e muito mais.
Tradições:
As tradições fazem parte das comemorações. O mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
No Nordeste, ainda é muito comum a formação dos grupos festeiros. Estes grupos ficam andando e cantando pelas ruas das cidades. Vão passando pelas casas, onde os moradores deixam nas janelas e portas uma grande quantidade de comidas e bebidas para serem degustadas pelos festeiros.
Já na região Sudeste são tradicionais a realização de quermesses. Estas festas populares são realizadas por igrejas, colégios, sindicatos e empresas. Possuem barraquinhas com comidas típicas e jogos para animar os visitantes. A dança da quadrilha, geralmente ocorre durante toda a quermesse.
Como Santo Antônio é considerado o santo casamenteiro, são comuns as simpatias para mulheres solteiras que querem se casar. No dia 13 de junho, as igrejas católicas distribuem o “pãozinho de Santo Antônio”. Diz a tradição que o pão bento deve ser colocado junto aos outros mantimentos da casa, para que nunca ocorra a falta. As mulheres que querem se casar, diz a tradição, devem comer deste pão.
E VIVA SÃO JOÃO E lembre-se: NÃO SOLTEM BALÃO!!!!!!!
(Fonte: Google)
(Suzana Martins in Jornal O Farol)
Rô
Suzinha no Jornal??? Que lindo e que matéria fantática.
Parabéns criança minha.
a matéria ficou maravilhosa.
E viva são João.
queria estar por aí com tantas festas lindas.
A mãe de minha nora e seu marido estão em Porto desde quinta passada, aí que delícia.
Beijos filha que você tenha um dia cheio de luz!
Te amoooooo muitoooo!
Voinha…
Joéliton dos Santos
olá..eu sou nordestino… Sou de Sergipe.
Infelizmente estou em SP. Sint tanta falta das festas lá..principalmente nessa época maravilhosa!!!
Lorena
Amo, amo, amo!! E morro de saudades… =(
Ontem eu tava andando pelas ruas do centro aqui e reparando que não tem nada enfeitado, nada de bandeirolas, nada de espantalhos e vestidos de chita… Quase não tem música pelas ruas, nada que lembre a festa que está acontecendo aí! E aqui também não é feriado, ninguém se reuniu ontem pra comer milho e amendoim e canjica e aproveitar o calorzinho de uma fogueira. NADA! =(
Queria muito estar aí, porque amo São João.
Aproveita bastante por mim, Suzinha.
beijos!
Eurico
Viva!!! Muito bom também é o côco-de-roda, espécie de música sincopada, em que batem os pés com tamancos Bem ,se não tiver tamanco vai de tênis, descalço, como queiram os participantes. E ontem foi arretado! O desfile da Bandeira do bairro da Várzea do Capibaribe, aqui, no Recife. Muita alegria, muita família, comedorias da época e uma celebração que envolve ciranda, côco e forró. Tudo debom.
Um abraço fraterno e festeiro pra ti.
Su
"Pula Fogueira ai ai
Pula fogueira oi oi
Cuidado para não se queimar,
olha que a fogueira já queimou o meu amor…"
(cantiga de roda)
É nesse ritmo que eu tô aqui Vó!!! Nessa emoção de festa Junina que eu tanto amo!!! 😀
E eu tenho certeza que a sua nora e o marido estão curtindo muuuuuuuuuuito!!!
Pois é, me convidaram para fazer essa matéria no jornal, eu fiquei muito feliz!!! 😀
Beijos, voinha!!!!
………………………
Infelizmente ai em Sampa Joélito não tem essa festança tooda que temos aqui no Nordeste. Só em alguns lugares que temos uns arraiás e talz, mas festa arretada mesmo de feriado e tudo, é só no nordeste!!!
Viva São João!!!!!
Su
Ain Lore, eu tbm amo e amo São João!!
Sabe aquela festa que vc espera o ano todo?! Eu acho que a cidade fica mais linda, toda enfeitada, com aromas variados… Uma belezura que só!!!
Dançamos quadrilha, voltamos a ser crianças, nos enfeitamos com vestidos de chita (que eu amo, rs), aquela maquiagem toda fofinha… ahh… uma delícia!!! 😀
Ontem acendemos fogueira, assamos milho, bebemos licor, quentão… tuuuudoo de booom meeeesmooo!!!!! POde deixar que vou aproveitar tuuuuudo pra vc!!!
Beijos, Lolli e feliz São JOão!! 😀
………………………
Eurico, eu já aprovetei umas festas de São João aii em Recife e é tudo de bom!!! Uma maravilhaaa, eu acho que foi a melhor que eu já curti!! rs…
Beijos festeiros pra ti tbm!!!!
Amigao
"Com a filha João, Antonio ia se casar, mas Pedro fugiu com a noiva, na hora de ir pro altar… pula fogueira oiiô…cuidado para não se queimar, olha que a fogueira já queimou o meu amor"
Boas festas e um beijão com gosto de batata doce.
Adriana
Sempre gostei do São João, embora minha festa preferida seja o Carnaval, mas o São João tem uma magia. Confesso que não gosto muito das fogueiras porque a fumaça me dá alergia, mas sempre me vesti de matuta e dancei muuita quadrilha!! Eu tb adoro as músicas, o forró pé-de-serra, nada desse "forró" estilizado que tem por aí hoje em dia… O que mais gosto mesmo são as comidas! Amo pamonha!! 🙂 Essa época em Caruaru é uma loucura!! Teve um ano que no dia do São João eu estava em Brasília, em um congresso, e a gente foi para uma festinha, mas não foi nada comparado ao São João que a gente tem por aqui, me desculpem, mas são João que preste, só no Nordeste!!!
Beijo, Su, e parabéns pela matéria (vc tá cursando jornalismo?)
Eurico
Su, a festa é grande. Mas sou louco pra conhecer o São João do interior baiano. Parece que é tão grandioso quanto o carnaval. Vários artistas daqui, como Santana e Maciel Melo, comentam que ficam maravilhados com as festas por aí. Eta, Brazilzão! Eta festa liinda!!!
Abraço caloroso feito as fogueiras. E, nada de balões.
Aliás, há muito que não vejo balões por aqui. Graças a Deus!
Beijão.
Su
"Eu pedi numa oração
Ao querido São João
Que me desse um matrimônio
São João disse que não!
São João disse que não!
Isto é lá com Santo Antônio!"
Conhece essa Amigão??? rsrs…
Essas quadrilhas arretadas de booas!!!
Muitos beijos para vc com sabor de pamonha!!! 😀
Te amoo, lindooo!!
Su
É Drica, eu sempre gostei de São João, sabe?! Fico contando os dias para chegar essa festança tooda!! 😀 Gosto muito muito muito mais que Natal, rs…
Todo mundo arrumadinho, caipiras, comidas típica, forró pé-de-serra… eiita que delícia!!! Gosto muito disso, e concordo que São João Arretado mesmo é no Nordeste, rsrsrsr…
Obrigada, Drica!!! 😀
Por enquanto ainda estou estudando pra chegar na faculdade, mas breve estarei cursando, rs… Beijos, lindona!!!
E Feliz São João!!!
Su
É Eurico, é uma festança boa demais!! O São João meche comigo, rsrs… não sei te explicar, mas é bom demais!!! Viva nosso Brasil, nosso Nordeste!!! Viva a nossa cultura!!!
Beijos, querido
Amigao
Os balões vão subindo
Vem caindo a garoa,
O céu é tão lindo´
A noite é tão boa,
São João, São João
Acende a fogueira do meu coração
Amigao
Os balões devem ser com certeza
As estrelas daqui deste mundo,
Que as estrelas do espaço profundo,
São os balões lá do céu.
Lunna
E eu nem preciso dizer que conheço uma outra versão para as festas juninas? rs
Na Europa antiga, as festas juninas eram as famosas comemorações da colheita. Rituais pagãos que festejavam o ínicio das colheitas e as quadrilhas vem de lá. eeeeeeeeeee
Bjs
Su
Amigão, essa eu não conhecia!!! :S
Mais é uma fofura!!! 😀
Te amo, queridão!!!
……………………..
É verdade, Lu!!! Vc conhece de perto tooda essa tradição!!! Eeeeeeeeeeeeeee
Beijos, queridona!!! 😀
Du
Ficou uma maravilha Su, eu adoro estas festas, pena que aqui não seja costume comemorar, exceto nas escolas. Eu adoro milho verde cozido, na verdade eu adoro milho de qualquer jeito e nesta época é uma abundancia de milho que dá gosto, né? rsrsrsrs
Meus parabéns linda, ficou ótimo e me deixou aqui com vontade de dançar quadrilhas!!
Beijão
Cαmilα ♥
Suzinhaaaaa
Aqui o padroeiro também é São João, dai desde dia 15 a cidade está em festa.
Adorei saber um pouco mais sobre a festa.
Um beijO!
Ps. Postei no blog do Guh: http://mundogusta.blogspot.com
Quando puder passa lá? 😉
Maíra
Comi tantooo ontem, iaheuahiuehoaeui. Canjica (para alguns, curau), pamonha, milho assado, munguzá (para alguns, canjica), cocada, huuuum *_* e soltei fogos \o/!!! Isso tudo com a família, a melhor parte da festa, auehaiehiuaehe.
Su
Obrigada Duzinha :D!!!
Eu tbm adoro São João, muito mais que Natal, e aqui nós comemoramos em tudo que é lugar! (rs)… Nos bairros, nas escolas, nas ruas… é uma festança danada de boooa!!! =)
Eu tbm amo essas comidas típicas, acho que engordei uns 20 quilos, rsrs… Então, vamos dançar!!! \o/\o/\o/
………………..
Camilinha lindona!! Que sauudade de vc!!! =D
Porto Seguro para por qualquer coisa, rsrs.. e a festa aqui só vai parar dia 30. Começou dia 19 e vai até dia 30… loucura total!! kkkkkk…
Já estou lá!! 🙂
Beijos
…………………..
Mairinha querida, nem me fale em comer, kkkkkkkkkkkk… minha família é louca e exagerada, aii já viu, né?!! kkkkk…
E vc tá no melhor forró do mundo!! 😀
Beijos, flor!!
lukafree
Eita que o São João foi bão demais!
Ontem passei o dia de ressaca…comida, bebida, forró e tudo que tenho direito no São João!!
Adorooooooooo!!
Bjos,
Luka
Su
hehehehehehehe…
O São João foi bom demaaais, e que venha o São Pedro!!!! Eu adoooro essas festanças de junho!! 😀
Beijos
Carol
Essa praia esta um verdadeiro araiá! Parabéns querida, pela matéria, pela festa e pelo nosso São João. Não espelha mas eu amo demais as tradições do Nordeste e principalmente o São João… Dançar agarradinho… comer as delicias dessa época… tudo de bom, tudo de bom =D!
Su
Obrigada Carool!!!!! É, realmente o São João é maravilhoso, é uma festa que não tem explicação, só vivendo para saber!!!!
Beijos!!! =D
geoletrasmuniz
Quando solteira participava de todas as simpatias que ajudasse arranjar namorado e até casamento. Numa dessas descobri a primeira letra do nome do homem que iria me casar. Conscidência ou não deu certo. O amor, casamento na roça fazem parte dessa cultura tão bacana que é São João. Abraços! Sheila.
Su
É verdade, Sheila!!! Eu adooro o São João por isso, porque é uma busca do passado… é aquela história de brincadeiras de roça que acabam dando certo, rs… E viva São João!!! 😀
Beijooos