#3 – As quatro estações

Entre equinócios e solstícios eu encaro as letras de frente e, outras vezes, deixo as palavras dominar todo e qualquer sentimento que se aproxima de mim. Tenho uma relação de entrega com essas letras que se misturam às estações. Impossível definir apenas um dia, uma letra ou até mesmo um poema.  Cada um desses equinócios e solstícios representam momentos que letras não conseguem traduzir, apenas quem sente na derme o arrepio do inverno, ou calor do verão, em toda sua beleza, entenderá o que estou tentando dizer.  Quantos autores, compositores, poetas e artistas tentaram descrever as estações. São vários, mas beleza não está nas palavras, essa magia está no sentir e no viver de todos os ventos e perfumes exalados pelos dias.

Nessas últimas páginas, pude sentir cada estação de uma maneira completamente diferente de todas as outras que vivi. Fechei um ciclo, aprendi a conviver com as flores, com o cheiro da cidade e com a saudade do litoral. Abro um parêntese, pois não posso afirmar que aprendi a conviver com a ausência da maresia, mas fecho dizendo que consigo enxergar outras belezas. Uma coisa eu posso garantir, as quatro estações é uma magia de versos e palavras que se misturam num existir sentimentalóide de mim…

Imagem: weheartit

“Vai chover muito:
tudo está olhando para as nuvens que engrossam,
que tropeçam no seu peso,
se acomodam para choverem tranquilamente.
Ah! como vai chover…

A ordem virá de um vento brando
que ainda se adestra longe.
Seu corcel pulará de súbito no alto do monte
e seu chicote luzirá no céu, turvo de azul.

Talvez o mar já sinta o comando remoto
e esteja concentrando seus cristais verdes,
estendendo sua pequena espuma fatigada,
cavando sua cavernas roxas,
oleosas campanulas súbitas,
nesse campo de estranhas metamorfoses”.

[Cecília Meireles – Prelúdio da monção]

Imagem: divulgação

Não esqueçam, dia 25 de Agosto, na Biblioteca Alceu Amoroso Lima é o lançamento Diário das Quatro Estações, estarei com o livro Última Página.

Quer saber por que Última Página? – Então, clique aqui!!

P.s.: Esse post faz parte da série de matérias pré lançamento do livro ‘última página’.

Leia os post’s anteriores:

‘Última Página’

#1 – meu diário

#2 – eu escrevo em diários