By Natália Raposo
Eu tenho a honra de receber na coluna ‘Nossas Marés’ a Nati.
Que seja doce!
Todo ano é a mesma coisa.
Dezembro. Vermelho. Natal. Branco. Ano Novo. Resoluções.
Todo ano temos a ilusão (?) de poder fazer tudo diferente a partir do primeiro dia do ano seguinte; o simulacro de recomeço, a esperança renovada e todo aquele papo publicitário para aquecer o comércio da época.
Esse ano, o espírito natalino não chegou para mim; talvez porque nos últimos dois anos ele tenha chegado com antecedência e força total. Esse ano, o excesso de trabalho não me permitiu escrever cartinha mental para o Papai Noel metafórico. Esse ano, eu ainda não sei se escreverei resoluções de Ano Novo, se renovarei as resoluções passadas e não alcançadas. Sei apenas que é inevitável fazer aquele balancete da vida, pondo nas tabelas conquistas e derrotas medidas como as contas públicas. O desejo é que o saldo seja positivo, sempre. E, no fim das contas, é sim. O saldo é positivo ainda que seja de aprendizado.
Em 2010, consegui entender o que quer dizer “o tempo de Deus”; entendi que as coisas não podem ser quando eu quero, nem do jeito que eu insisto em querer. Algumas vezes, simplesmente não estamos preparados e é sábio entender e saber esperar. Foi um ano de aprendizado e de exercício de paciência. Acho que logrei êxito.
Foi um ano de corações partidos e reconstruídos. Mais uma vez a vida me mostrou que o mundo não pára para que você junte os caquinhos do seu coração. Daí, quando um desavisado qualquer o parte, ainda que sem querer, você abaixa rapidinho, junta o que dá pra juntar (sempre ficarão uns caquinhos no chão) e faz um lindo mosaico. A vida é bela! – é o que você descobre.
Belo também é descobrir que você tem amigos preciosos, que se mostram exatamente quando você mais precisa, que estão ali – ainda que do outro lado da tela – tentando secar suas lágrimas e vibrando de verdadeira alegria quando para você surge um novo sol; amigos que compartilham o mesmo sol, porque amar é regozijar-se com a felicidade do outro como se fosse a sua própria.
Em 2010, mais links se transformaram em abraços e mais uma vez eu comprovei: é tudo igual, se o amor e a amizade são sinceros nas janelas de comentários, nos logs de msn, nas replies e nos RTs do twitter… permanecem exatamente iguais e sinceros quando presenciais.
Que no próximo ano que já me olha de soslaio dali do horizonte, as coisas boas de 2010 se perpetuem; que o recomeço seja constante, não a cada segunda-feira ou a cada dia 1º, mas sempre que seja necessário.
E que você fique de vez na minha vida, se assim for. Eu sou bobona, já gosto de você. Gosto da idéia de você e de mim.
A gêmea má. Versão sem cortes, sem retoques e sem efeitos sonoros nos palavrões.É McFlurry, é jornalismo, é mulherzinha, é Bossa Nova, é turma da Mafalda, é vício, é post-it, é estampa de bolinhas, é cinema pós-almoço, é comédia romântica com final feliz… É uma caixinha cheia de coisas às vezes surpreendentes, outras não.
23 verões escaldantes, jornalista, feminista e aquariana.
Pleonasmo.
Muito prazer, Natália!
Twitter: @_naatis
Suzana Martins
Nati acho que você não faz ideia, ou melhor faz, do quanto esse texto aqui é importante pra mim…
Estou muito mais que feliz de ter você no 'Nossas Marés', num dia super especial, num momento maravilhoso e numa época de começos e recomeços…
Você é especial demais!
Eu não sei escrever bonitinho igual você, nem sei escrever lindamente mensagens de final de ano, mas que em 2011 possamos continuar caminhando juntas e mesmo que aconteça alguns arranhões possamos cuidar uma da outra!!
Beijos, Nati!!!
Obrigada!!^^
Te amo!!^^
Graça Pereira
Minha Querida
Este texto é já uma antecâmara de "balanço e profecias"…À medida que o lia, ia tambem pesando os meus prós e contras…De facto, as coisas mudam quando têm de mudar…embora um empurrãozito do nosso lado, faça toda a diferença!!
A Agenda para 2011 pode ser programada desde já mas, sem aquela ideia maluca que, no 1º dia de Janeiro, por um clic mágico…tudo mude mal batam as 12 bagaladas do Ano Velho!
Tudo tem o seu tempo. Tenho um amigo que costuma dizer: para o Ano Novo, só quatro "P" em relação a projectos: Poucos, Prácticos, Possíveis e Progressivos.
Feliz Natal e Ano Novo realizado!
Beijo
Graça
Amigao
Lindas
Não sei escrever bonito como vocês mas meus desejos sim, são bonitos.
Eu tenho muita pressa para receber 2011, eu adoro anos ímpares pois eu viajo mais, me divirto mais, curto mais, nos anos pares passo pagando as dívidas do ano passado.Por um descuito lá atrás, meus anos impares tem sido felizes sim.
Mas só por isso, bastou ser dia 01 de janeiro pra minha vida mudar.
Eu gosto da ideia de voces continuarem na minha vida nos proximos anos.
Belo texto,
beijão do amigão
Lorena
Lindo, lindo texto, Naty! 🙂
Incrivelmente, resolução de fim-de-ano é uma coisa que nunca combinou muito comigo. Nunca fiz, realmente, nem quando eu dizia que tinha feito. Era só pra despistar porque é lugar comum e todo mundo faz. Nunca pedi nada, um dia parei de esperar pelas coisas também, porque percebi que me frustrava menos. E me surpreendi, porque foi quando menos esperava que me aconteceram as melhores coisas.
Percebi que as dádivas recebidas todo ano (porque nós recebemos, mesmo que em aprendizado, como vc mesma disse) não podem perder o brilho ante as quedas, perdas e corações partidos. Tudo isso vai acontecer todos os anos, coisas boas e coisas ruins, alcançaremos alguns sonhos, adiaremos outros e perderemos coisas e pessoas pelo caminho. Faz parte da caminhada. O importante é focar no que de bom cada ano nos trás e não perder a alegria de viver, nunca.
2010 foi um ano longo, é o mínimo que eu posso dizer, e ainda nem se acabou. Pra mim, o saldo foi MUITO positivo, apesar dos pesares. 🙂
Eu também faço votos que 2011 seja um ano lindo, cheio de começos, recomeços e coisas boas para todos nós. E que os amigos permaneçam, sempre.
Beijos!
RosaMaria
Que nesse NATAL não haja apenas comemorações grandiosas.
Nem muitos planos e nem muitas expectativas.
Vamos olhar para o hoje, sem lamentar o passado e sem ansiar pelo futuro.
Vamos viver o agora, ser feliz pelo que já temos.
Que ESPECIAL não é a data em si, mas as PESSOAS que amamos e o que elas representam.
Meus sinceros votos neste NATAL é que eu, você e todo mundo entenda que a vida só acontece no momento presente.
E que vamos fazer dos nossos momentos, mais do que simples momentos.
Vamos ser feliz!
Beijos pras duas!!!
Rosamaria
Tatiana Kielberman
Querida Nati,
Muito bom te ver aqui nesse cantinho doce da nossa amada Su!
Já te signo no Twitter e admiro muito seu jeito autêntico de ser, que se revelou ainda mais nesse texto!
Por meio de suas palavras, pude fazer uma grande retrospectiva e procurar entender o que 2010 realmente significou para mim!
Amores, desamores, paixões, desilusões, conquistas, recomeços… revisitei tudo isso e te agradeço pela oportunidade!
Que em 2011 suas palavras se engrandeçam ainda mais!
Beijos às duas, com carinho!
Sergio Martins
Olá! Adorei teu blog e estou te seguindo, caso queira seguir-me também, veja:http://asvozesdomar.blogspot.com/
Abç!
Lu.
Não lembro de torcer tanto para um ano chegar, o qto torci em 2008 para que 2009 chegasse. Depois de um ano frustrante, resignei-me a nada mais esperar de 2010. E ele começou mesmo, sem expectativas, meio sem querer querendo e se apresentando como um ano ameno e, paradoxalmente, melhor que o de 2009.
E, nesse balanço do que já se foi e do que já está indo, 2010 termina se apresentando como um ano de abre-alas. 2011 já quer passar, com a força de quem quer dar tudo a quem tudo quer receber.
Só por isso, de repente, me dei conta que fazer planos e aguardar (não pela frustraçao deles, claro) é verbar a esperança. Então, Nati! Te convido: faça a tattoo, faça a academia, faça a terapia, mas faça os seus planos! Depois concretize-o. Esperançamo-nos!
Beijos, Su!
Beijos, Nati!
P.S.: em 2011, o blogcamp ;D
ROSANA VENTURA
…Concordo plenamente com voce!
Este ano, Papai Noel ainda não me inspirou.. e quer saber, acho que nem fui uma boa menina…
Todo final de ano, é o mesmo blá, blá, blá…bóra seguir em frente , pendurar nossas meias e como todo mundo tentar pular as tres ondinhas..e se não tem mar…a gente pula estrels mesmo!
bjosssssssssss
so sad
eu sempre me encanto com as possibilidades…
beijo!
Lívia Inácio
Passando pra desejar uma linda semana e um feliz natal,moça!
E obrigada por ter retribuído a visita que eu fiz ao seu cantinho.
fiquei contente.
beijinho***
Anonymous
Nós temos um pouco de dificuldade para subscrever o RSS, em qualquer caso, eu tenho livro está marcado este grande site, é bastante útil, mais cheio de informações.
Suzana Martins
Queridos amigos blogueiros muito obrigada pela presença e por prestigiar a minha querida Nati. Obrigada pelo carinho e por todas as palavras!!!
Nati, mais uma vez, muito obrigada por aceitar escrever aqui!!!^^ Estava com saudade de vc…
Beijos e beijos…
Boa semana pra todos
Clara
Olá Natália,
Adorei seu texto e seu estilo de escrita… parabéns!
Linda mensagem para iniciar 2011
Parabéns à Su por mais uma bela escolha do convite!
Beijos!