BEM – VINDOS A BORDO, COMECEMOS NOSSA VIAGEM POR PORTO SEGURO:

O oceano antes desconhecido não era só o mar tenebroso. Fantasmas, poço engolidor, ilhas misteriosas e medo deixavam qualquer viagem apreensiva. A ilha visitada por piratas e navegadores era conhecida como Hy Brazil, era uma ilha de fantasma, ninguém sabia onde ela estava realmente. Devido ao pouco conhecimento do mundo, do século IX ao século XII, esta ilha ficou conhecida e famosa, pois parecia nunca estar no mesmo lugar, ou em vários lugares ao mesmo tempo.
Tempo para chegar com aquelas rudes navegações, e dedicavam as graças alcançadas em viagens a peregrinações à São Brandão. São Brandão era um místico católico (Irlanda), que partiu para o mar com quatorze monges disposto a evangelizar terras e povos desconhecidos.

Entre lendas e poemas, todos os navegadores queriam encontrá-la, era mais que uma missão, era uma glória. Nesta ilha tinha nativos de todas as raças, uma fauna exuberante, cheia de pássaros, perfumada pela fragrância das belas flores e árvores de milhões de espécies, foi então batizada de Hy Brazil. Em Celta, quer dizer, Terra Abençoada. A expressão Brasil: Provém do Francês Bérsil (mais tarde Brésil); ou palavra Toscana “Versino” (Lasca em português), antigamente o pau brasil era vendido em lasca.

(Porto Seguro, pelos olhos da Cidade Histórica)

E por ai vai, o Brasil nascendo e formando a cidade de Porto Seguro e a sua volta Arraial D’ajuda, Santa Cruz Cabrália e Coroa Vermelha. A costa do descobrimento é enorme, mas foram nesses povoados que desenvolvemos um pouco de nossa história e de uma cultura que é riquíssima. Hoje podemos ver as casas coloniais restauradas que se transformaram em museus e também em residências, ao andar pelas ruas da Cidade Histórica de Porto Seguro você se sente no período de 1500, pois toda a sua arquitetura original foi conservada.



(A Cidade Histórica com suas Casas e Vielas)
(Centro Histórico de Porto Seguro, na Bahia, onde se deu o primeiro contato de nativos com os portugueses.)

 

 

Com o passar do tempo tudo foi se desenvolvendo e Porto Seguro ficou conhecida como a cidade do sol, lugar onde é verão o ano inteiro, onde tem um carnaval maravilhoso e sem contar que é cercado por belíssimas praias, uma orla lindíssima! Porto Seguro possui praias com estilos variados. Em todas elas o visitante conta com a infra-estrutura de barracas de praia. Na Praia de Taperapuã (a mais badalada) as barracas oferecem aula de lambaeróbica e música ao vivo. Já em Arraial D’Ajuda, Pitinga é uma das mais bonitas, mas também tem Mucugê, e mais a frente Taípe. Imagine o encontro de um rio com o mar, essa é Rio da Barra, de acesso mais difícil, porém maravilhosa.

(Centro de Porto Seguro – Pier Municipal)
(Praia de Ponta Grande – meu mundo)
(Praia de Coroa Vermelha)
A noite, não deixe de visitar a Passarela do álcool. São inúmeras barracas espalhadas pela rua, enfeitadas com arranjos e frutas, que vendem o famoso “capeta” (o drink local que mistura guaraná em pó, bebida alcoólica, mel e suco de limão), mas tome cuidado pois os nativos informam que o primeiro “capeta” o segundo “capote”. Não se preocupe nem só de capeta vive Porto Seguro você também pode saborear todo o tipo de batida, e refazer as energias tomando um delicioso Guaraná natural. Você também vai encontrar barraquinhas de artesanato, além de restaurantes e bares, alguns com música ao vivo. Mas a noite ainda não acabou! Toda noite há um luau diferente para ir, com direito a muito axé, e para os enamorados que tal acompanhar uma casamento cigano na praia e a luz de velas – romântico, não?.
(Passarela do Álcool – Point Noturno)
Venham todos conhecer essa maravilha de lugar e desvendar conosco muitos lugares que ainda são desconhecidos, a cada dia que passa a cidade vai se desenvolvendo e parece que volta a 508 anos atrás, onde tudo começou.

(Eu no melhor estilo Porto Seguro – Praia, praia e praia) 

*

Eu sou apaixonada por esse lugar, tenho medo de prolongar nos post’s e torná-los incompreensíveis ou cansativos, mas só quem conhece realmente esse lugar sabe o quanto ele é apaixonante! “Porto Seguro, quem te conhece nunca esquece!!” Oh lugar lindo, mópai!!