BookCrossing Blogueiro – 4ª Edição
Atenção blogueiros, leitores, escritores, poetas, amigos e interessados, vem ai a 4ª Edição do BookCrossing Blogueiro. A iniciativa de “esquecimento” partiu da Isadora (blog: Tantos Caminhos), mas foi aperfeiçoada pela blogueira mais talentosa, que eu já vi, nessa imensa blogosfera, a querida Luma (blog Luz de Luma).
“Para você que chegou agora e não sabe do que se trata, vou colar parte da postagem do lançamento do 3º BookCrossing Blogueiro com algumas atualizações:
“O BookCrossing Blogueiro foi inspirado no BookCrossing – um movimento que acontece fora do mundo virtual e nada mais é do que o ato de “libertar” um livro com a finalidade de difundir o hábito da leitura. E você, que adora ler, sabe que um livro fechado na estante não vale nada. Para valer, ele precisa ser usado e apreciado! Vamos compartilhar esse livro que você já leu e que não pretende reler?”
Confesso que é difícil se libertar de um livro. Eu sou muito apegada a eles, e, a ideia de desfazer dessas histórias encantadas é complicado; então, penso que é apenas uma troca, assim, imagino que a pessoa que “encontrar” meu livro “perdido”, com certeza, ficará muito feliz ao descobrir outros mundos. É difícil praticar o desapego, mas… eu tento! (rs)
Para os amigos que estão chegando agora, vale a pena checar as minhas participações nessa deliciosa postagem.
- 1ª Participação: Esquecimento proposital
- 2ª Participação: É hoje, vamos esquecer?
Combine com outros blogueiros e amigos e encontre alternativas para difundir a leitura na semana próxima destinada ao evento. Na semana do nosso encontro propriamente dito, poderemos trocar resenhas e pareceres dos livros que libertaremos. Vamos exercer o desapego e compartilhar o gosto pela leitura. Será também uma boa oportunidade de conhecermos novas obras. Fica à critério de cada um, fotografar ou não, o livro ou o evento.
Você tem a liberdade de escolher o destino da obra, mas não deixe livros mofando na estante, pois esse é um grande atentado contra a cultura. Investindo na propagação da cultura, favorecemos a melhora do pensamento coletivo e todos serão beneficiados.
Se não quiser aderir ao “BookCrossing Blogueiro“, existem outras alternativas para você ajudar a espalhar cultura, como o “Livro sem Fronteiras” ou através de doações para instituições – na postagem “Guardar livros para quê?“, listo vários locais onde você pode fazer suas doações.
Um destino certo para os livros é deixá-los nos Pontos de BookCrossing espalhados pelo mundo. Aqui destaco os pontos em Portugal e no Brasil.
Deixe dentro do livro um bilhete avisando que o livro não está perdido e sim procurando por alguém que irá apreciá-lo. Você pode deixar o endereço do seu blogue, caso a pessoa que encontrou queira dar notícias do “menino”.
Trecho da postagem do blog Luz de Luma
Então?! Estão interessados? Querem participar?
– É simples! É só confirmar a presença, desapegar e “esquecer”.
A Luma confeccionou alguns banners como exemplo, para você levar para seu blog [clique para escolher o seu. Com eles, os participantes ficarão mais atentos para as próximas edições e ajudarão a espalhar a campanha pela blogosfera, tornando-a familiar e agregando mais pessoas.
E se você não tem blog, pode participar também pela página do Facebook. [clique aqui e participe]
“Pois eu creio que todos esses livros, embora esplêndidos, acabariam fatigando; e, se Deus me concedesse a mercê de morar numa ilha deserta (deserta, mas com relativo conforto, está claro — poltronas, chá, luz elétrica, ar condicionado) o que levava comigo era um Dicionário. Dicionário de qualquer língua, até com algumas folhas soltas; mas um Dicionário.
Não sei se muita gente haverá reparado nisso — mas o Dicionário é um dos livros mais poéticos, se não mesmo o mais poético dos livros. O Dicionário tem dentro de si o Universo completo.”
[Parágrafos extraídos do livro “Cecília Meireles – Obra em Prosa – Volume 1”, Editora Nova Fronteira – Rio de Janeiro, 1998, pág. 270.]
Venha participar dessa deliciosa aventura!!
Anotando a data: 16 a 23 de abril
Até!!!
Alexandre Mauj Imamura
Bem legal essa iniciativa! essa idéia tem que se espalhar por toda a blogosfera. livro é bom na mão de alguém, sendo lido…sempre!
abraços, felicidades!
Suzana Martins
Alexandre, obrigada pelo contato!
Essa ideia é uma delícia, provoca bem-estar e sensações perfeitas.
Hoje vou começar a libertade dos livros, rs.
Beijos