By Amigão
Hoje, fico descansando e passo o comando para o meu Amigão.
Em 1972 Chico Buarque compunha e cantava contra a censura e era, lógico censurado. Embora não entendesse bem as letras uma delas me chamava muito à atenção: “Fado Tropical” aquela que dizia que o Brasil corria o risco de virar um grande Portugal. Não entendia nada, eu era bem moleque, mas lembro bem da poesia do Fernando Pessoa, que era declamada dentro dela.
E essa parte martelava minha cabeça. “É que há distância entre a intenção e o gesto“. E eu viajava tentando compreender. Era como se a cabeça pensasse e a mão fosse incapaz de executar.
“Meu coração tem um sereno jeito
E as minhas mãos o golpe duro e presto
De tal maneira que, depois de feito
Desencontrado, eu mesmo me contestoSe trago as mãos distantes do meu peito
É que há distância entre intenção e gesto
E se o meu coração nas mãos estreito
Me assombra a súbita impressão de incesto…”
Meu Deus do céu, como alguém pode querer tanto de verdade e não fazer absolutamente nada? Porque a intenção não se transforma automaticamente em gesto? O que acontece dentro de nós que faz com que o pensamento vá perdendo força antes de ser ato?
Porque sim, queremos, temos a intenção de ser, falamos como se fossemos. Sonhamos como será. Ensaiamos, planejamos e não temos a coragem de aproximar a intenção do gesto. De executar com a mão tudo que a cabeça pensa. E muitas vezes nem somos, ao menos coerentes.
Eu queria ter feito tantas coisas mais. Queria que tudo tivesse sido diferente do que foi até hoje, mas “há uma distância entre a intenção e o gesto“
Hoje por exemplo queria estar com você, lendo e corrigindo as vírgulas deste post, pessoalmente, eu e você, sentados em uma das mesas do “Tô a Toa“…
Mas é que há uma grande distância…
Airton Souza Amigão pai, avô, carioca, publicitário, louco, colecionador de canecas e all-star. Mora em São Paulo, palmeirense doente (doente mesmo, rs), 40 e poucos anos de idade (mas com cara de 25 e cabeça de 17) e 90 e poucos kilos. Dono do blog A turma do Amigão, onde promove encontros, sorrisos e traz sempre palavras sábias para os amigos. Sim, ele é um Amigão! Um cara de bem com a vida. Dizem que ele é o cara, mas ele é mesmo o amor da minha vidinha bandida!! =D
E como ele mesmo diz: “imagem não é nada, conheça minhas ideias.” As ideias dele estão aqui: www.turmadoamigao.blogspot.com
Suzana Martins
Ahh meu Amigão, meu amado Amigão…
Fiquei feliz demais em ter você aqui comigo, não ao medo lado, em uma das mesas do Tô a Toa, nem do Axé Moi… Mas que bom que aceitastes o meu convite!!
Desde que você me enviou o texto eu ri e pensei: "Esse Amigão é terrível!" (rs)
E você, hein??! Me emocionando com suas palavras, com seu texto, com a sua sensibilidade!! Eu te amo muito meu Amigão lindo e amado!! ^^
Você é muito especial e infelizmente AGORA, AGORA viu, eu não posso te abraçar, mas daqui a pouco a gente vai resolver isso!!
Obrigada, obrigada, obrigada!!!!
Eu te amo demais!!^^
E mais uma vez MUITO OBRIGADA AMIGÃO DA MINHA VIDA!!!
Sandra Cajado
Querido Airton,ops desculpa A.M.I.G.Ã.O
AMIGÃOOOO,AMIGO,AMIGUINHO?? NÃO..NÃO!!!
A-M-I-G-Ã-O!!! rs rs rs acho que enconteri o tom certo de chamá-lo assim,afinal já gosto tanto de você só de ouvir falar que até me sinto AMIGONA,RS.
Bem,desculpe eu chegar chegando ok,pareço até íntima hahah,mas falando sério.
Com todo respeito,aqui no nordeste temos amigos que dizem que quando algo está muito bom eles usam uma expressão meio que chula porém engraçada.
E lendo e relendo seu texto,me indentifiquei e ao mesmo tempo me emocionei.
Então a expressão é :
Seu texto tá F-U-D-E-N-D-O(Ou seja,tá muito fantástico,muito bom)
Parabéns de verdade querido destaco essa parte parte tão complexa e ao mesmo tempo taõ real,existente nas nossas vidas:
Executar com a mão o que a cabeça pensa e aproximar do gesto.
Meu Deus do céu,como é que pode alguém escrever com a alma tão gritante assim?
É como se você fosse o porta voz de milhares e milhares de pessoas no mundo.
Um beijo grande e parabéns.
Amigao
Você elogia tanto este amigão que até eu tenho vontade de conhece-lo.Não me reconheço nos seus elogios.rsrrs
Beijão do amigão
Amigao
Bom dia Sandra,muito prazer!
O coração da gente sangra quando não conseguimos realizar coisas fáceis demais, né?
Beijão do amigao
♪♪Junio♪♪
Vim fazer uma visitinha passei no blog do Amigão e me falaram que estava aki…gente que profundo o texto concordo com a navegante acima muita sensibilidade…Ta fudendo msm rsrs
abração…
E me visitem…
Hasta luego!!!
Valéria Sorohan
E quão esquecido por vezes anda o sabor das coisas, de uma vida, de um respirar. Os meus parabéns profundos e sinceros pelo texto.
BeijooO'
Cadinho RoCo
É sempre bom encontrarmos um "amigão".
Cadinho RoCo
Amigao
Se a gente estivesse junto agora, poderíamos pedir uma caipirinha pra encerrar né?
Mas é que "há uma distancia entre a intenção e o gesto…"
Beijão do amigão!
Suzi
Eu luto contra essa coisa da distância entre a intenção e o gesto. Luto mesmo. E venço, muitas vezes. A sensação dessa vitória é indescritível. Mas você já viu o resultado, algumas vezes, quando estive por aí…
Beijos, amigos!! Amigão e Amiguinha!!
😉
Nereida
Olha a sacanagem aí gennnnnnnnnnnnnnte…
O páreo fica difícil, quando 02 monstros da escrita se juntam.
Ler o Amigão no blog dele, já é uma delícia; quando resolve passear em outro blog, tão bom quanto, aí é uma mega delícia!
Parabéns ao hóspede e para a anfritriã!
Beijokas e ótimo final de semana!
Cesar Gonçalves
oi 🙂
arasou 🙂 amei demais :-), realmente as nossas culturas são muito mais proximas do que julgava, e isso me deixa feliz :-)…Ansioso por chegar aí, país irmão e de uma cultura e gente maravilhosa :-)!
muito obrigado pelo texto e a música
Suzana Martins
Amigão meu querido, muito obrigada por ter comandado essa ebarcação. Fiquei muito feliz, mas muito feliz mesmo com você aqui!! =D
E a todos que por aqui aportaram, muuuuuuuuuuito obrigada!!!
Beijos no coração de todos!!!