By Luma Rosa

banner2

E na última sexta-feira de 2010 quem se apresenta é a Luma Rosa

A arte de deixar coisas sem fazer

A arte de deixar coisas sem fazer

Além da nobre arte de fazer coisas, existe a nobre arte de deixar coisas sem fazer. A sabedoria da vida consiste em eliminar o que não é essencial (Lin Yutang, escritor chinês)
Poderia parar de escrever por aqui, mas vou além da síntese da frase acima e se menefregar pode ser uma arte em nossa vida, diante do convite irrecusável da Suzana Martins para escrever o último post do ano, do blogue “Entre Marés” – o post da virada do ano – pensei em cair no lugar comum dos posts dessa época, onde são feitos balanços das conquistas e perdas do passado e das pretensas realizações futuras; Poderia também escrever sobre como passarei o meu ano novo, se viajarei, com que roupa eu vou… Deveria, como escreveu Luís Fernando Veríssimo: “- eu deveria ter me flagrado. Ela tinha uma flor de Lys tatuada nas costas apontando para o rego – pra onde iria meu sossego?” e, talvez menefregar? Essas coisas de nada me interessam ou interessariam a alguém, mas são amenidades que deixam os nossos dias mais leves – assim como sorrimos pelo canto da boca, diante daquele amigo que conta a mesma piada toda vez quando se empolga um pouco mais.
Uma pesquisa feita pela revista “Good” mostrou que 220 milhões de e-mails são enviados diariamente no mundo. Desses, 183 milhões são spam. Como cada e-mail emite 0,3 gramas de CO2, temos 55 mil toneladas de dióxido de carbono emitidas por causa desse lixo virtual.
Como andam os seus objetivos de vida, sua espiritualidade, filosofia de vida, lazer, vida amorosa, sexual e amizades? A dinâmica da vida facilita as nossas ações, mas os bloqueios psíquicos diminuem as nossas potencialidades.
Os astrólogos para saberem a dinâmica da vida de uma pessoa, fotografam o céu no instante de seu nascimento e depois produzem um mapa, chamado astral. Você quando não entende nada sobre o assunto e tratar o resultado como advinhações, mas para quem crê, as informações são direcionadas e interpretadas de maneira a resultar em realizações.
As dinâmicas do nosso inconsciente tanto podem nos sabotar como podem ajudar para prosperar a nossa felicidade. A maneira como nos relacionamos com as pessoas, tanto em grupos sociais ou de trabalho, também dizem muito sobre como decodificamos a educação que tivemos ou a nossa herança cármica – não importa em que você acredita – as coisas simplesmente acontecem se você cumpre a sua missão pessoal.
A questão é cumprir sua missão em sincronia com o universo, já que você pode não fazer muita diferença se pensarmos na totalidade do que existe lá fora, porém você deve agir para se diferenciar dentro dessa microesfera universal em que você vive ou em seu grupo social.
Sabe aquela pesquisa que falei acima da revista “Good”, dos e-mails intoxicando o mundo? Pensei, daqui a pouco serão os blogues a intoxicar o mundo… mas então, os astrólogos dizem muito sobre isto – porque ao fazerem a análise dos trânsitos planetários em relação ao seu mapa natal, classificam os planetas lentos e os planetas rápidos. Não, não sou astróloga e me divirto muito imaginando planetas guiando a minha vida e acho catastrófico entrar na rota de um planeta que gira lentamente – que de certa forma ocupará o nosso tempo mental e nos fará produzir lixo – Estou prevendo o puxão de orelhas que levarei da Astrid Annabelle/Ma Jivan Prabhuta (Navegantes), do António Rosa (Cova do Urso) e do Marcelo Dalla (Dalla Blog) – quanta bobagem, dirão! Mas se quiserem ter uma previsão para o ano de 2011 com profissionais da área, cliquem nos linques indicados.
Nesta de não produzir lixo, tanto externo quanto interno – porque também não devemos intoxicar nossas células – e deixar o ano de 2011 mais leve, que tal começarmos a combater os excessos, eliminando o não essencial?
Você não precisa de planos mirabolantes ou mesmo se reinventar, apenas agir de modo a deixar que portas sejam criadas, que você viva e crie experiências novas, respondendo basicamente as perguntas: Que impacto você quer ter para si, que lembranças você quer construir? Afinal, se você precisa de um plano para construir uma casa, precisa de planos para construir sua vida ou perseguir um objetivo.
Se você não sabe o que quer ou não tem objetivos na vida, preencha o seu tempo com pensamentos e ações para alavancar esse processo de encontro com a sua satisfação. Neste sentido, uma lista seria viável para você consultar o ano todo, para conferir se está se esforçando.Metas para facilitar a construção de objetivos:
  1. Ser mais organizado, a começar pelas gavetas do quarto e escritório;
  2. Não deixar por motivo algum de fazer exercícios. Manter e se possível fazer mais;
  3. Procurar por uma alimentação mais saudável – não ter preguiça de cozinhar;
  4. Parar de beber refrigerantes;
  5. Atingir o seu peso ideal – pense no passar dos anos e que a cada ano, perder peso torna-se cada vez mais difícil. Seja decidido!
  6. Atingir o seu nível de condicionamento físico ideal;
  7. Se não consegue fazer exercícios físicos sozinho, tente a companhia de alguém incentivador;
  8. Gastar mais tempo com sua família;
  9. Ampliar meu círculo social – mais amigos, mais novidades – Xô rotina!
  10. Procurar acordar cedo todos os dias – o dia rende mais, preste atenção;
  11. Não se atrasar para os compromissos;
  12. Gentileza gera gentileza – seja mais delicado com as pessoas;
  13. Seja generoso emocionalmente – pare de só enxergar falhas alheias;
  14. Seja mais positivo;
  15. Seguindo a linha acima: expressar gratidão às pessoas que fazem diferença em sua vida.
  16. Adicionar um novo idioma ou fazer palavras cruzadas? – você sabe fazer escolhas, não é mesmo?
  17. Fazer trabalho voluntário ou aumentar as horas de contribuição se puder.
  18. Invista em uma nova habilidade que possa ajudar no desempenho de seu trabalho (escrita eficaz, técnicas de apresentação, oratória, etc.);“Há uma lei maravilhosa mítica da natureza que as três coisas que mais desejo em vida – felicidade, liberdade e paz de espírito – são sempre alcançados, dando-lhes a outra pessoa.” Peyton Conway March 
  19. Entre em contato com velhos amigos;
  20. Dentro do quesito acima, escolha bem com quem vai gastar seu tempo, afinal, assim se molda o ‘futuro’ e comece examinando as pessoas e considere se identificar com aquelas que permitem se tornar uma pessoa melhor – Pense: quem está com você pode te ajudar, tanto quanto pode te derrubar;
  21. Pense em um período de férias com a família;
  22. Torne o seu quarto um refúgio de inspiração pessoal – tire a TV do quarto – remova estímulos negativos do ambiente.
  23. Ou melhor, evite assistir TV – ela pode ser positiva, se você usá-la de forma que lhe serve ao invés de você servir para as necessidades dos anunciantes e das pretensões das redes de TV. A imprensa pode causar um grande dano quando oferece uma visão inadequada e deformada da vida, da própria família e da moral das pessoas. Se você compartilha sua cama, lembre-se: TV não combina com sexo. Menos TV, mais sexo.
  24. Procure inspirações para fazer mais sexo;
  25. Seja o seu verdadeiro eu – procure ver com mais frequência suas qualidades;
  26. Leia mais livros;
  27. Procure uma boa notícia, algum artigo positivo ou tenha uma boa conversa, pelo menos uma vez ao dia;
  28. Sonhar não custa nada: visite seu destino de férias;
  29. Procure e entregue sempre o seu melhor trabalho;
  30. Para os proprietários de empresa: Não se contente com o faturamento, tente dobrar ou expandir o seu negócio;
  31. Esteja sempre preparado para mudar de emprego ou até mesmo de carreira. Não se acomode e invista em um bom Networking;
  32. Se possível, persiga a carreira que verdadeiramente ama;
  33. Apaixone-se! O amor inspira todas as áreas de sua vida. Se está difícil encontrar a pessoa certa, pense: A pessoa errada existe, se você estiver no lugar errado;
  34. Não se intimide ao fazer propostas afetivas – pode perder oportunidades;
  35. Tente não fazer dívidas ou então, salde aquelas que já possui;
  36. Ao invés de fazer dívidas, tente uma reserva ou poupança – se previna de eventualidades;
  37. Sempre que puder, faça uma boa ação – ajude pessoas.
  38. Tenha um hobby: dance, cante, patine, nade, fotografe, desenhe, escale uma rocha, toque um instrumento musical, faça yoga, pilates, maratona…
  39. Beber bebidas alcoolicas não é hobby, portanto, não é lazer – cuidado com o consumo, você pode se tornar um alcoolista! Reduza o consumo de álcool ou pare de beber totalmente;
  40. Para os fumantes: A mesma atitude acima. Não estou exagerando, cigarros e bebidas são drogas e também matam.
  41. Beba mais água;
  42. Encare cada desafio como oportunidade;
  43. Deixe de lado as bagagens do passado – Perdoe. Esse exercício é difícil, porém mais necessário para quem perdoa, do que para quem é perdoado. Não carregue mágoa!
  44. Medite diariamente. Desligue-se por algum tempo.
  45. Escreva um livro mesmo que não seja escritor, tenha um blogue ou anote em um diário passagens diárias – documente sua vida!
  46. Visite um lugar novo onde você nunca esteve;
  47. Não remoe fatos ruins;
  48. Aprenda a rir de si mesmo;
  49. Tire uma hora do dia para descansar e rejuvenescer – pode ser no banho. Relaxe,
  50. Viva cada momento ao máximo!
Cada um pode fazer a sua lista com resoluções para facilitar a vida presente e futura, consolidando uma estrutura que ajude a ter sabedoria para eliminar da vida, aquilo que não é essencial e deixar de fazer coisas que te ocuparão tempo e não servirão para contribuir para a sua felicidade. O Sucesso em suas resoluções depende do cuidado para não perder o foco dos seus objetivos.
Seja feliz neste novo ano que desponta e nos anos seguintes,
Luma Rosa.

image

Luma Rosa, pessoa íntegra e preocupada com mundo; escreve com sensibilidade, responsabilidade e inteligência, uma das pessoas mais humanas que eu já conheci na blogosfera. É uma brasileira orgulhosa de sua nacionalidade e com pressa, muita pressa.

É a autora e criadora do blog Luz de Luma, um dos blogs mais lidos e comentados da blogosfera. Alguém que conheço pouco, mas que não preciso do muito para admirar, pois todas as suas palavras e ações falam por si.

Por onde ela navega

Blog: Luz de Luma, yes party!!

Twitter: @Luzdeluma