BEDA – dica de leitura: os sete maridos de Evelyn Hugo

“Isso não te incomoda? Que seus maridos tenham se tornado um assunto tão importante, mencionado tantas vezes nas manchetes, que quase ofuscaram você e seu trabalho? Que aquilo que todo mundo menciona quando fala de você são os sete maridos de Evelyn Hugo?
Não. Porque eles são só maridos. A Evelyn Hugo sou eu.”

Eu demorei para ler Os sete maridos de Evelyn Hugo porque o título nunca me chamou atenção. Achei que seria mais um romance recheado de clichês e amores bobinhos. Enrolei também porque a capa desse livro não despertou nada em mim – sim, eu julgo livros pela capa! E a paralela está acostumada a fazer umas capas bem fraquinhas para os livros dessa autora.

Mas o que me chamou atenção mesmo para mergulhar de vez nessa história, além da escrita encantadora da Taylor Jenkins Reid, foi que um dia desses, navegando por alguns desses perfis de leitura, eu li a frase que começa esse post.

Procurei outros quotes e fui convidada a entrar na vida de Evelyn Hugo.

“As pessoas não são muito solidárias e acolhedoras com uma mulher que põe a própria carreira em primeiro lugar.”

Ambientada na Hollywood dos anos 50, 60, 70 e 80, você vai conhecer uma história intensa e emocionante. Muito mais que maridos, a Evelyn conta como se transformou em uma das maiores e mais respeitadas estrelas do cinema mundial. Evelyn Hugo vai abrir o coração e falar de violência doméstica, amor, bissexualidade, carreira, machismo e amizade.

Toda essa conversa será guiada por Monique Grant, uma jornalista que está tentando emplacar na carreira, e vê nessa entrevista uma ótima oportunidade de conquistar seus objetivos.

“Quando surge uma oportunidade para mudar sua vida, esteja pronta para fazer o que for preciso. O mundo não dá nada de graça para ninguém. Só tira de você.”

A Taylor tem essa mania de construir personagens e criar cenas icônicas para cada um deles. Aqui, nessa narrativa, a autora transforma Evelyn Hugo em uma celebridade americana, no final de carreira, concedendo uma entrevista – disputadíssima – para o que será sua biografia autorizada. E aí você se emociona, se entrega, sofre e quando termina a leitura pergunta: “sério que ela não existiu?

“Evelyn era uma mulher de uma complexidade tremenda, e o tempo que passei com ela foi tão complicado quanto sua imagem, sua vida a lenda que se construiu ao redor de sua figura. Até hoje me esforço para entender quem foi Evelyn e o impacto que exerceu sobre mim.”

Uma narrativa inesquecível e cativante. A Taylor Jenkins Reid, mais uma vez, aborda temas fortes com respeito, sutileza e muita seriedade.

fotografia de suzana martins com a imagem do livro os sete maridos de evelyn hugo autora taylor jenkins reid dica de leitura categoria romance

As melhores frases do livro Os sete maridos de Evelyn Hugo:

“Desconfie de homens que precisam muito provar alguma coisa.”

“As pessoas pensam que a intimidade tem a ver com sexo. Mas a intimidade é sobre a verdade. Quando você percebe que pode dizer a alguém a sua verdade, quando você pode se mostrar a eles, quando você fica na frente deles e a resposta deles é: você está seguro comigo. Isso é intimidade.”

“Sempre foi fascinante para mim como as coisas podem ser simultaneamente verdadeiras e falsas, como as pessoas podem ser boas e más ao mesmo tempo, como alguém pode amá-lo de uma forma maravilhosamente altruísta, enquanto se serve sem piedade.”

“Ninguém é apenas vítima ou vencedor. Todo mundo está em algum lugar no meio. Pessoas que andam por aí se classificando como um ou outro não estão apenas se enganando, mas também são dolorosamente não originais.”

“Minha mãe me criou para ser educada, para ser recatada. Há muito que oponho a ideia de que civilidade é subserviência. Mas não me levou muito longe esse tipo de gentileza. O mundo respeita as pessoas que acham que deveriam comandá-lo.”

“Nunca se esqueça que o sol nasce e se põe com o seu sorriso. Pelo menos para mim sim. Você é a única coisa neste planeta que vale a pena adorar.”

Essa história vai te emocionar. É plot atrás de plot. E, com certeza, você vai se apaixonar por Evelyn Hugo.


Agosto é o mês do B.e.d.a e, desafiando a lógica do mês, eu embarquei nesta aventura.
Estão comigo Lunna GuedesMariana GouveiaRoseli PedrosoObdúlio Nuñes Ortega