Inferno – Dan Brown
Título: Inferno
Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
Páginas: 448
Ano: 2013Sinopse: No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo um poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.
Ele voltou. O meu queridinho está de volta com mais uma narrativa cheia de suspense, algumas gotas de drama e muita história da arte. A maioria dos leitores sabe que Dan Brown costuma seguir uma fórmula meio que roteirizada para seus livros. Não é a toa que tudo vira filme, mas ai… enfim. Inferno segue essa mesma linha.
Alguns vão achar repetitivo, mas a grande verdade é que esse enredo está diferente. A narrativa apresentada está cheia de detalhes no que se refere a ação. É aquele velho paradigma voltando: Dan Brow ou você ama ou odeia. E com ele, eu tenho um caso de amor eterno.
A verdade é: não sei se gosto mais do Dan Brown, ou do Robert Langdon, o professor-protagonista que ‘sabe tudo’ e mais um pouco. Enfim, acredito que o meu amor é igual: amo a criatura e adoro o criador.
Após acordar dentro de um hospital e não ter a menor ideia do que aconteceu, Robert Langdon começa a desconfiar que está sendo perseguido e estão tentando matá-lo. É ai que o nosso professor protagonista contará com a ajuda da médica Sienna Brooks, que o ajuda fugir do hospital, no momento em que uma mulher de cabelos espetados entra no quarto para matá-lo. É a médica que ajuda Langdon a descobrir onde esteve nos últimos três dias.
A trama concentra-se na Itália durante boa parte do livro, onde Robert visitará vários lugares conhecidos a fim de descobrir o significado de um estranho objeto encontrado no seu paletó. Dan Brown tem essa qualidade, ele sempre descreve com precisão cada cenário, e é ai que me imagino visitando os lugares de seus livros.
Inferno é uma descoberta da obra Divina Comédia, Dante Alighieri, onde a pessoa que comete pecados deve sofrer muito para ter a chance de chegar ao Paraíso. E, focando exatamente nisso, que o protagonista descobrirá os mistérios que o cercam desde que acordou com amnésia.
Além da busca pelo Inferno de Dante, Langdon precisa descobrir outros mistérios. O principal deles, é entender como perdeu a memória, e isso, parece envolver uma organização ultra secreta, a OMS com o problema da super população mundial, um vilão morto, e quem é realmente Siena Brooks.
Com uma ligeira modificação na ordem dos fatos na narrativa, para quem já “mata” a charada Dan Brown logo no início, esse tem até um diferencial e chega a surpreender. Inferno prende a atenção mesmo. Tudo bem que há algumas repetições; dá vontade de adiantar alguns capítulos pelo excesso em sua descrição de fatos e lugares. Mas, Brown cumpriu fielmente seu papel: é uma história envolvente.
Eu recomendo, vale a pena ler!
jorge
viagem em redor dos livros. tu com dan brown; eu e sophia 🙂
beijos muitos e vénia pela ótima sugestão de leitura, suzaninha!
Suzana Martins
Meu amigo Jorge,
fico tão feliz quando abro meu blog e vejo as suas palavras derramadas aqui..
Nos encontramos entre letras e abraçamos os versos. Obrigada pelo seu carinho de sempre.
A leitura é algo incrível, não é?! Conseguimos transpor barreiras que vão além da letras descritas no poema. É algo tão perfeito que não sei explicar.
Vou ver a sua Sophia, rs…
Beijos