Los Porongas
O Acre existe…e lá se faz rock!

Poronga é um instrumento utilizado pelos seringueiros da Amazônia para iluminar os caminhos quando precisam trabalhar à noite. A poronga é feita de alumínio, possui um aro circular, um reservatório para o querosene e um pavio. Já os Los Porongas formam uma banda acreana de rock. É isso mesmo: banda acreana de rock! Eles vêm para provar que a velha piadinha de que o Acre não existe é só mesmo uma piada.
“Vocês todos realmente precisam conhecer o Acre”, pede o vocalista Diogo Soares, no DVD da banda, gravado em São Paulo. E em outros versos ele canta “Vai dizer pra todo mundo que o Rio Grande do Sul precisa conhecer Roraima. Vai dizer que São Paulo precisa, sim, ter noção de que o Acre existe. Vai dizer que o Brasil precisa se encontrar com o Brasil”.
A banda nasceu há quatro anos em Rio Branco (Acre), e, atualmente, está radicada em São Paulo, onde alça vôos mais altos, se misturando à cena rock alternativa, que vem do regional e transita livremente no eixo Rio-São Paulo. O trabalho é autoral, numa linguagem que funde o regional e o universal, mas fazendo um rock mais “genérico”, evitando o rótulo de “som acreano”.
O quarteto dos porongas é formado por Diogo Soares (vocal), Jorge Anzol (bateria), Márcio Magrão (baixo) e João Eduardo (guitarra). Eles gravaram o primeiro CD em 2007, e no ano passado, gravaram DVD de estréia, inserido na série Toca Brasil, do Itaú Cultural, em associação com o selo independente Senhor F.
Além do show, o DVD também mostra um pequeno documentário gravado com a banda. São depoimentos dos porongas intercalados com cenas de Rio Branco, além de registros de apresentações ao vivo.
Para quem ainda não sabia: O Acre existe…e lá se faz rock!
* Mais Los Porongas:
[ Escrito originalmente em 20.08.2009]