Projeto fotográfico 6 on 6 – solar

Sou feita de pequenos fragmentos do sol de outono e outras camadas solares que habitam o universo. Sempre acreditei que as pessoas ficam mais felizes em dias de sol, não aqueles dias de temperaturas escaldantes, mas o sol que abraça e abriga milhares e sorrisos.

Gosto de apreciar as nuances do dia quando os raios solares rasgam as nuvens em perfeita harmonia com o vento. Ou, quando em sua despedida, abraça o horizonte magistral exibindo cores que provocam arreios, versos e outras lembranças que preenchem o momento.

Em meu olhar, traços solares a povoar as artérias que pulsam em mim.

projeto fotografico 6 on 6 fotografia de suzana martins com folha da planta renda portuguesa a apontar para o ceu
memórias do inverno passado

Nos poucos dias solares do solstício de inverno gosto de observar os detalhes da estação. O sol, no meio da imensidão, reinventa cores perfeitas. Sempre que aparece, ele está radiante, risca o meio do céu, debruça sobre a paisagem e desafia todas as cartelas de cores que aparecem pelo caminho.

projeto fotografico 6 on 6 fotografia de suzana martins prainha do riacho grande dia azul a erradiar poesia
os primeiros raios a incendiar o verão – Represa Billings, São Bernardo do Campo

Gosto dos dias quando o azul predomina no céu. Parece que a pressa esquece de correr e fica ali, presa na paisagem que se desenha diante dos olhos. Por outras esquinas, margeando a rodovia Anchieta, a paisagem solar é um oásis nos dias em que o pedal perambula sem destino.

projeto fotografico 6 on 6 fotografia de suzana martins flor na mata a enfeitar os espacos
flores de sol no quintal

Eu não sei o nome dessa flor. Quando era criança, e perguntavam o nome dela, a gente sempre falava: “me dá um beijo que eu te falo”. Ganhei-dei o beijo, mas nunca descobri. Eu sempre fiquei encantada com a beleza desses pequenos raios solares exibidos. Pétalas de sol a enfeitar as memórias da minha infância quando desabrocham no quintal.

projeto fotografico 6 on 6 fotografia de suzana martins praia do apaga fogo em arraial sol a atravessar as nuvens e a areia
minha mãe a contemplar o infinito – Arraial D’Ajuda – Bahia

Aprendi com a minha mãe a contemplar infinitudes. Gosto de vê-la apreciando detalhes etérios que resvalam no imensurável. Somos feitas de tempestades, mar, sol e uma pitada de sal. A paisagem fica mais bonita quando os nossos elementos se misturam. Em dias nublados e nas nuances azuis, ela é o meu sol.

sol e chuva a rasgar o céu

Gosto dos finais de tarde quando o sol escorre entre o azul e desliza nuvens carregadas de chuva.

projeto fotografico 6 on 6 fotografia de suzana martins que mostra o por do sol entre nuvens na cidade de porto seguro
na despedida o sol a incendiar a paisagem – Porto Seguro – Bahia

O meu ser solar vive de registrar despedidas que incedeiam o horizonte.

Projeto Fotográfico 6 on 6
Participam comigo: Lunna GuedesMariana Gouveia – Roseli Pedroso – Obdulio Nunes Ortega