Tudo começou quando a queridíssima Lunna Guedes me convidou para escrever em diários, mas de uma maneira diferentemente de escrever em blogs ou em outra ferramenta de comunicação. A ideia era expressar a influência das estações do ano em cada uma de nós, em um diário palpável. Abracei a ideia e comecei a construir momentos: descobri que as estações do ano apresentam-se muito mais em nós do que imaginamos. Assim, eu, a Lu e a Madá decidimos seguir nessa empreitada e o resultado foi excelente, virou livro!


(Madalena BarrancoLunna Guedes – Suzana Martins / Lançamento do livro)

A Minha Superioridade

Egocêntrica, quero ser História. Palavras bordadas em páginas de livro. Eternizada em estática viva, heroína de conto pseudo-infantil e rainha do universo paralelo ao centro das atenções… Ah… Minhas emoções! Tenho um umbigo e quero todos olhando para ele, como se ele fosse um ser, o único. Eu seria umbigo da humanidade. Tudo girando em mim, o sol parado e eu fazendo amanhecer mais tarde, quando cansar do certo das coisas. Joana D’Arc pós-moderna e viva, falando sozinha, escutando vozes, sendo normal, lendo jornal na lareira. Tornar-me-ei a mãe da psicanálise quando entender que não entendo Freud e que nem Freud me explica. Serei o mundo todo, o mundo será para mim e eu não desmoronarei em pensamentos.

Suzana será nome de estrela e de cometa caindo, brilhando e sendo notícia na TV Popstar sem saber atuar, arranhando um violão e voz. Serei a novidade do Art Noveau, uma reciclagem de poetas e poemas mortos, serei fênix cultural. Serei sereia de lenda urbana, assassina de verdades e contadora de história surreal, tudo ao mesmo tempo e em tempo de ser feliz. Serei a Nova York de Woody, autora mais trágica de Shakespeare e escreverei gramática sem regras. Serei teatro, serei novela, serei Oscar de filme conotativo com final feliz. Serei mais eu!

Diário das Estações, 02 de julho de 2009
Por Suzana Martins

Você pode adquirir o livro diário das estações, através do site da Bookess, é só clicar aqui e comprar o seu Diário das Estações – Colorindo Estações.

Ou você pode adquirir o seu livro artesanal é só entrar em contato comigo através do email: suzana.martinss@gmail.com e fazer o seu pedido.

26082010694 (O diário artesanal)

“Tu és a folha de outono
voante pelo jardim.
Deixo-te a minha saudade
– a melhor parte de mim.
Certa de que tudo é vão.
Que tudo é menos que o vento,
menos que as folhas do chão…”

(Cecília Meireles)