Uma jovem de 459 anos!
São Paulo. Terra da garoa. Tempestades de solidão. Pauliceia desvairada. Estou aqui brincando com as letras tentando escrever versos sobre essa cidade que é tão acolhedora e segura de si. A verdade é que nada vem entre os dedos, ou melhor, vem e depois volta para qualquer lugar onde não sei. Repito sempre as mesmas palavras e tudo o que um dia foi escrito por tantos outros autores, reflete apenas em letras sentimentos que derramam em mim. Rabisco uma letra depois outra, mas as palavras não formam nem um poema. Não consigo escrever um verbete sequer sobre essa cidade que é tão grande em histórias e poesias.
Mário de Andrade sabia descrever São Paulo e toda sua paixão por essa selva de pedra. Eu não sei escrever nem uma vírgula desse mar de gente que navega por essas ruas. Queria poder escrever com o coração a flor da pele, porém o que tenho aqui são as mesmas palavras de sempre e uma paixão escorrendo nos olhos. Olho para essa folha, que agora tem poucas letras e vejo que não consegui transpor o que corre em minhas artérias. Ah Mário de Andrade, salva-me! Traz até mim pelo menos uma palavras que defina São Paulo e todas as minhas paixões que descobri sentir por essa cidade! Ah Mário!!
“São Paulo! comoção da minha vida…
Os meus amores são flores feitas de original…
Arlequinal!… Traje de losangos… Cinza e Ouro…
Luz e bruma… Forno e inverno morno…
Elegâncias sutis sem escândalos, sem ciúmes…
Perfumes de Paria… Arys!
Bofetadas líricas no Trianon… Algodoal!
São Paulo! comoção de minha vida…
Galicismo a berrar nos desertos da América!”[Mário de Andrade]
São Paulo, é esse mar de gente que navega por ondas cinzas em tardes tempestuosas. Essa maré tão cheia e tão aconchegante. Esses traços perfeitos, bem feitos e singelos que faz as estrelas caminharem pelo chão. Não sou paulistana, mas sou baiana que traz no corpo a cor e a maresia, mas na alma a garoa que respinga na alvorada. São Paulo de saudades e terras belas, berço de tantos amores e abraços acolhedores. Essa é a São Paulo que habita em mim e ainda tenho muito a descobrir!!
Parabéns São Paulo!! Parabéns por acolher tão bem aqueles que chegam aqui a procura de suas curvas e do abrigo. Obrigada pelo abraço de todos os dias com a sua garoa repentina e deliciosas tempestades!!
Parabéns São Paulo, essa jovem de 459 anos com muita história para contar!!